ACENI

A ACENI

Sede Socioassistencial

A Aceni, entidade filantrópica, foi fundada no ano de 1995, com objetivos de prestar serviços socioassistenciais e de reabilitação, primordialmente voltados para pessoas com deficiências, atendendo principalmente crianças, adolescentes e adultos, juntamente com suas respectivas famílias, e igualmente, desde então, vem promovendo atendimentos para usuários do sistema público de saúde, nos campos de reabilitação, psicologia e da terapia ocupacional.

Com o escopo de inclusão social deste público atendido, bem como a necessidade de fortalecimento os vínculos familiares e comunitários, a Aceni ampliou a sua linha de atuação, através da execução de projetos na área da educação e do esporte, compreendendo a intersetorialidade das políticas públicas e a promoção da dignidade humana.

Atualmente, a Aceni realiza um acompanhamento multidisciplinar dos seus atendidos, com profissionais da saúde de diversas especialidades, além de profissionais de outros saberes, tais como advogados, assistentes sociais, educadores sociais, oficineiros, pedagogos e professores, unicamente com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida dos beneficiários e seus familiares, através do efetivo acesso aos direitos fundamentais da pessoa com deficiência.

Esse acompanhamento multidisciplinar é realizado não só com o beneficiário, mas também com sua família, dessa forma busca-se a reabilitação e inclusão social do indivíduo. A sede de Nova Iguaçu possui os seguintes parceiros:

A Aceni desenvolve ainda ações de advocacy, em todos os movimentos/espaços que lutam pelos direitos da criança e do adolescente e da pessoa com deficiência, tais como: Fórum Popular Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fórum Popular Permanente da Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  Conselho Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS, CEAS, Ministério da Saúde. Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), Conselho Municipal do Deficiente (COMUDE) de Nova Iguaçu, e APPAI – Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente a ACENI compõe a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de assento no Conselho Municipal de Assistência Social.

Últimas Notícias

Onde nos encontrar

Nova Iguaçu - RJ (Sede)

(21) 2669-0479
Atendimento assistencial e social a população com: Psicologia, Psicopedagogia, Hidroterapia, Pediatria e outros.
R. Maranhão, 594 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ, 26020-520