Na busca por aprimorar a qualificação do serviço ofertado, a Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (Aceni) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Arujá realizou no último sábado (29 de junho) uma série de treinamentos do SAMU.

Participaram do curso 23 colaboradores entre profissionais da Aceni e da Prefeitura de diversas áreas como: limpeza, portaria, recepção, auxiliar, técnico e enfermeiros.

O treinamento aconteceu na sede do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Arujá oferecido por Michele Cristina Bartholomeu, do Samu de Mogi das Cruzes, e tem como objetivo passar orientações em primeiros-socorros e instruções sobre procedimentos requeridos, seguindo a rotina da unidade, como atendimentos a pessoas vítimas de trauma, acidentados e até mesmo com paradas cardiorrespiratórias.  De acordo com a gerente administrativo do CEM, Marceli Rodrigues Filardi, o treinamento tem como meta ampliar os conhecimentos dos profissionais e oferecer um atendimento apropriado. “Essa parceria do SAMU é essencial, pois as unidades acabam atendendo muitos pacientes com sérios problemas, e os profissionais precisam saber como agir. A equipe necessita estar capacitada e treinada, para realizar o primeiro atendimento com eficácia, proporcionando uma ajuda segura”, explicou.  
Para a gerente de Projetos, Tania Pereira, a oportunidade de acompanhar o curso, significa oferecer a população de Arujá mais tranquilidade em relação ao atendimento de emergência.  “Esse curso ajuda a nós, os profissionais, a saber, como agir em situações de risco. Em determinados casos,o atendimento tem que ser feito de forma especifica, com avaliação precisa, por isso, precisamos estar capacitados para realizar a ação”, comentou.

O treinamento teve uma carga horária de 4h, com intervalo da café da manhã.

 

Leave a Comment