Aceni, sempre preocupada em contribuir para o aprimoramento do conhecimento dos seus colaboradores, tornando-os indivíduos que, mais do que capacitados, são também integrados e informados sobre as constantes inovações de suas respectivas áreas de atuação, promoveu diversos treinamentos nas unidades em que é responsável pela gestão.

Em Caieiras (SP) o treinamento foi na Unidade Mista Rosa Santa Pasin Aguiar com as equipes de recepção, enfermagem e controladores de acesso. Entre os temas abordados: acolhimento e humanização, coletas laboratoriais e hemoculturas.

 

Em Jaboatão dos Guararapes (PE) a reciclagem foi com farmacêuticos da UPA Sotave com uma palestra sobre ergonomia. Ainda em Jaboatão dos Guararapes, colaboradores da portaria e recepção participaram de uma palestra sobre incêndio e o uso de extintores.

Vale lembrar que a Educação Permanente em Saúde (EPS) se configura como uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações. A EPS se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. Caracteriza-se, portanto, como uma intensa vertente educacional com potencialidades ligadas a mecanismos e temas que possibilitam gerar reflexão sobre o processo de trabalho, autogestão, mudança institucional e transformação das práticas em serviço, por meio da proposta do aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de construir cotidianos e eles mesmos constituírem-se como objeto de aprendizagem individual, coletiva e institucional.

Leave a Comment